A história de Raabe

A HISTÓRIA DE RAABE

Compartilhe este estudo bíblico

O QUE ESTUDAREMOS SOBRE A HISTÓRIA DE RAABE?

Neste artigo sobre a história de Raabe examinaremos o capítulo 2 do livro de Josué que trata desta personagem que apresenta bastante relevância na conquista de Jericó. Vamos observar a história e as características desta mulher que vivia em Jericó, assim como as lições que poderemos aprender com sua transformação.

TEXTO: Josué 2:9-15

9-E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
10-Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11-O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
12-Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13-De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.
14-Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15-Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.

A HISTÓRIA DE RAABE

Raabe era uma jovem mulher da cidade de Jericó. A casa de Raabe ficava sobre o muro que protegia a cidade. Além de prostituta, realizava rituais pagãos para deuses da fertilidade. Era uma prática bastante comum naquela localidade, não é à toa que Deus não queria que os israelitas se misturassem a esse povo. Essas práticas, em alguns casos extremos, envolviam até sacrifícios de crianças. Todos esses rituais, dos mais leves aos mais macabros eram reprováveis, de acordo com as leis de Moisés.

Analisando a história de Raabe, conseguimos perceber que apesar de tudo que ela praticava, demonstrou características que são difíceis de serem encontradas, até mesmo junto aos que se dizem seguidores do Senhor. Por isso, alcançou misericórdia de Deus. Vamos compreender melhor.

Naquela época, todos, não só em Jericó como nas regiões vizinhas, estavam temerosos em relação ao exército israelita. Era o assunto entre os moradores da região Cananéia. Estes acreditavam que a qualquer momento seriam invadidos e até mortos pelo povo de Deus.

A cidade de Jericó estava sendo o alvo da invasão israelita. Ela estava condenada a ser completamente destruída. Por esse motivo, Josué enviou dois espias para relatar sobre as características da cidade, bem como seu poder de guerra. Isso tudo para poder traçar uma estratégia vencedora.

Esses dois homens entraram na casa de Raabe, exatamente por conta da sua privilegiada localização. O rei de Jericó, porém, ficou sabendo que os espias se hospedavam nesta casa e mandou soldados averiguarem essa questão. Ao chegarem à casa de Raabe, os soldados tentaram encontrar os espias de Israel, mas Raabe já os havia escondido.

Alegou aos soldados que, realmente, apareceram dois homens em sua residência, mas não sabia quem os eram. Disse também para onde, supostamente, eles tinham tomado rumo e pediu para os soldados correrem em busca dos homens, pois ainda poderiam ser alcançados.

Tendo, pois, os homens do rei ido embora, livrando, assim, os espias de Israel da morte, Raabe alegou que fez isso porque sabia que eles eram do exército do verdadeiro de Deus e que este tinha livrado os Hebreus do cativeiro egípcio além de ter aberto o mar vermelho e feito muitas outras maravilhas.

RAABE ACREDITAVA EM DEUS E RECONHECIA SEUS ERROS

A história de Raabe mostra que realmente ela acreditava que Jeová era Deus, diferentemente de muitos que não acreditam ou têm dúvidas. Temos que aprender a ter mais fé no Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Ele.

Hebreus 11:6: Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Além de tudo, ela reconheceu que eram pessoas pecadoras e que o Senhor tinha dado essas terras aos israelitas. Por esse motivo, o pavor estava sobre os moradores de Jericó. Temos que aprender a reconhecer nossos pecados para que assim possamos alcançar perdão da parte de Deus.

Salmos 32:5: Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) 

Raabe suplica aos espias que usem de misericórdia para com seus familiares, assim como ela fez com os espias. A ordem era que todos fossem mortos a espada, mas diante do que Raabe fez, não tinha como não ser grato. Ela demonstrou fé e fidelidade para com Deus e os espias.

Então fizeram um acordo, onde todos os seus familiares deveriam estar na casa de Raabe para que pudessem ser poupados do massacre. Os espias alertaram que ninguém poderia estar fora de sua residência. E na casa deveria ter um sinal para que ninguém a invadisse. O sinal era um cordão cor de escarlate. Você apresenta algum sinal para que os outros vejam que você é separado? A luz do Senhor resplandece em sua vida? 

Mateus 5:16: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. 

RAABE DEMONSTRA AMOR AO PRÓXIMO

O interessante é que a história de Raabe mostra as várias facetas, tanto a relacionada a prostituta pecadora, como a mulher sensível e preocupada com o próximo. Sua maior preocupação está relacionada à segurança de seus familiares e, por isso, não pediu, diretamente, proteção para ela.

Raabe também poderia ter fugido dali, pois sabia que o massacre seria iminente. Ela, porém, resolveu ter fé na promessa e guardar seus amados familiares. Sendo assim, a história de Raabe nos mostra duas características que estão em falta: amor ao próximo e aos familiares e fé na promessa.

1 João 3:11:Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 

Números 23:19:Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? 

Josué 21:45: Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu. 

RAABE ARRISCOU SUA VIDA POR ACREDITAR NA PROMESSA 

Raabe, por vários momentos, arriscou sua vida, mas manteve sua palavra de não denunciar os espias ao rei de Jericó. Um dos últimos atos de coragem foi descer, pelo muro, os dois espias por uma corda saindo se sua casa. Alguém poderia ver isso e denunciar, mas ela acreditava que tudo iria dar certo.

Depois que chegaram ao encontro de Josué, os espias contaram os feitos de Raabe e o acordo para não ferir ela e nem seus familiares. Depois da invasão e queda de Israel, todos da casa de Raabe foram poupados, sendo assim cumprida a promessa de livramento. Depois disso, ela passou a ter uma nova vida.

Creio que toda família ficou maravilhada quando viu a queda de toda cidade, assim como seus muros, mas sua casa se mantendo intacta. São milagres que acontecem na vida dos que são fiéis a Deus e creem em suas promessas.

Jeremias 29:11: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Atos 16:31: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

A MUDANÇA DE VIDA DE RAABE 

Depois que passou a conviver com o povo de Deus, a história de Raabe tomou outro contorno, pois mudou completamente sua vida. É verdade que ela estava do lado de fora do acampamento de Israel, entretanto não mais praticava coisas erradas aos olhos do Senhor. Ela deixou as coisas velhas para traz. Assim dever ser o convertido, deixar o que é velho e olhar para cima onde vive o Senhor.

2 Coríntios 5:17: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

Colossenses 3:1: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Essa mudança de vida se concretiza com o envolvimento matrimonial com um israelita. Ela se casou com um príncipe de Judá e ainda passou a fazer parte da genealogia de Jesus (ela foi a mãe de Boaz).

Mateus 1:5: E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé. 

Mesmo ela sendo de outra nação, creu em Deus e recebeu o direito de se tornar sua filha.

João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. 

A FÉ DE RAABE

A história de Raabe nos mostra que sua fé foi exemplar. Quando lemos em Hebreus veremos que Raabe faz parte dos heróis da fé. Tiago menciona Raabe como sendo uma pessoa justificada por causa do que fez com os espias.

Hebreus 11:31: Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. 

Tiago 2:25: E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? 

RAABE É A PROVA DE QUE DEUS PODE USAR QUALQUER UM 

A personagem deste estudo é a representação do que acreditamos: Que Deus pode usar qualquer um, a qualquer momento, para que sua obra seja realizada.

1 Coríntios 1:2: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. 

Deus usa qualquer um mesmo, incluindo animais. Lembra da jumenta de Balaão? Até ela foi usada para falar com o profeta Balaão. 

Números 22:30: E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.

E não pense que Deus vai usar somente os sábios e capacitados. Ele é quem capacita. Foi assim que aconteceu com o profeta Jeremias. A capacidade vem do Senhor! 

Jeremias 1:9: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. 

A história de Raabe mostra que Deus usou uma pessoa totalmente inusitada, uma prostituta. Talvez exista muito preconceito a respeito de pessoas que são prostitutas como Raabe. O olhar de recriminação não é de agora. Percebemos isso quando lemos o antigo e o novo testamento. E ainda hoje continua assim.

Vale ressaltar que não estamos aqui para defender quem pratica a prostituição, mas que por traz de tudo, existe uma pessoa que comete erros e acertos assim como nós. Além disso, pode nos dar lições, inclusive relacionados aos aspectos de esfera espiritual. Portanto deixemos de lado o julgamento, pois não somos perfeitos. E se julgadores formos, com o mesmo peso seremos julgados.

Mateus 7:1,2: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 

CONCLUSÃO

Depois de termos estudado a história de Raabe, podemos concluir que esta personagem, apesar de prostituta e praticante de rituais reprováveis, foi uma mulher que demonstrou muita coragem, muita fé, fidelidade e bom coração. Que assim possamos ser, pessoas que reconhecem seus erros e os abandona, além de fiéis, obedientes e confiantes nas promessas de Deus.

Espero que o estudo sobre a história de Raabe tenha sido de grande valia para sua vida espiritual. Que Deus te abençoe! 

Para mais estudos como este, acesse a home de nosso site, aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *