Missão atalaia

A MISSÃO ATALAIA

Compartilhe este estudo bíblico

O QUE VEREMOS NESTE ESTUDO SOBRE A MISSÃO ATALAIA

Neste estudo falaremos sobre a missão do Atalaia. Compreenderemos o significado do termo atalaia e analisaremos suas principais características, bem como a relação destas com a vida do cristão. Por fim, entenderemos como podemos nos manter na posição de atalaias do Senhor. Para tanto, façamos a leitura do texto:

 

 

TEXTO: Ezequiel 3:16-21

 

16-E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:
17-Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.
18-Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
19-Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
20-Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
21-Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.

 

 

Você pode estar se perguntando, mas o que é atalaia? Por isso, inicialmente, falaremos sobre o significado desta palavra.

 

Atalaia está relacionada a função de uma pessoa que é responsável pela vigilância de algum lugar. Na época em que o profeta Ezequiel estava cativo na Babilônia era muito comum os atalaias ou vigias das muralhas que cercavam as cidades avisarem quando percebessem qualquer sinal de perigo.

 

Podemos concordar, portanto, que era uma responsabilidade muito grande. Que era dada apenas a pessoas de muita confiança. A missão do atalaia era tão fundamental que se caso ocorresse alguma tentativa de invasão e esta não fosse detectada, aquela cidade vigiada por ele poderia sofrer um ataque que facilmente levaria a uma guerra com perdas sem precedentes para aquela nação.

 

Por esse motivo muitos atalaias faziam suas casas nos próprios muros das cidades, para não perderem nenhum momento de vigilância. É bem verdade que o período em que o atalaia mais ficava vigilante era o noturno. Isso porque é na escuridão da noite em que as pessoas baixam a guarda, pois precisam descansar. Além do mais, os inimigos conseguem se esconder mais facilmente sem a claridade.

 

Quando ocorria algum episódio de perigo o atalaia avisava a todos da cidade com o soar de uma trombeta. Era neste momento que as pessoas entravam para dentro de suas casas e se trancavam, ao passo que os soldados armados saiam para combaterem contra os inimigos.

 

Creio que agora foi possível compreender o que é atalaia e qual a missão do atalaia. Contudo, acredito que você ainda esteja se perguntando o que isso tem a ver com nossa vida cristã. Vamos lá!

 

Deus quando falou com o professa Ezequiel o chamou de atalaia, isso pelo fato dele ser profeta, ou seja, aquele que anuncia a palavra de Deus para as pessoas. Ezequiel também alertava ao povo quando este estava fazendo coisas que não eram bem-vistas aos olhos do Senhor. Muitas vezes Ezequiel precisou avisar do perigo pelo qual enfrentava o povo de Israel.

 

Muitas vezes o perigo não era de um inimigo tentando invadir, mas o próprio povo de Deus deixando entrar. Neste sentido podemos destacar a idolatria, o pecado e a desobediência as leis do Senhor.

 

Agora olhando para nós, será que somos atalaias do Senhor? Essa função também cabe a nós? Claro que sim! Nós somos profetas de Deus aqui na terra porque propagamos a sua palavra e por meio dela conseguimos mudar a vida de pessoas que estavam à beira da morte. Além disso, somos atalaias porque estamos sobre uma torre forte que é o Senhor.

 

Provérbios 18:10 :Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.

Então, se somos atalaias precisamos ser vigilantes o tempo inteiro.

 

Mateus 24:42: Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

Como atalaias precisamos dizer para as pessoas que o inimigo de nossas almas está sempre tentando entrar em nossas vidas.

 

1 Pedro 5:8: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Sabendo, portanto, que somos atalaias de Deus é necessário compreendermos nossa função. Neste sentido, precisamos observar alguns detalhes:

 

O ATALAIA ESCUTA A VOZ DE DEUS

 

Como já aprendemos, o atalaia deve alertar quando surgir qualquer perigo. Ele pode fazer isso porque está em um lugar alto que o torna mais perto de Deus para ouvir sua voz. Esse lugar mais alto também ajuda a sua mensagem de alerta ser propagada com mais facilidade, o que faz com que muitas pessoas sejam avisadas rapidamente do perigo.

 

Sendo assim, o atalaia do Senhor vai ao seu encontro para ouvir sua voz e anunciá-la.

Foi assim que fez Ezequiel quando foi ao local marcado para se encontrar com Deus. A bíblia diz que ao chegar lá, o Senhor já estava. Isso nos mostra que Deus está sempre a nos esperar, Ele anseia por nos encontrar.

 

Portanto, amados irmãos, que possamos buscar sempre o nosso Deus, pois é isso que Ele quer de nós, seus atalaias. Temos que compreender que nos tornamos atalaias desde o dia em que dissemos sim para Ele. Isso porque depois deste dia passamos a ouvir sua voz, pois estamos conectados em espírito com Ele.

 

João 14:16: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

 

1 Coríntios 12:3: Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.



O ATALAIA SÓ FALA O QUE DEUS MANDA

 

É necessário, porém, compreendermos que não devemos falar nada que não seja do Senhor. Nós não temos autoridade para falar nada de nós mesmos. Infelizmente, não é o que estamos vendo em muitos altares de igrejas. Pessoas produzindo mensagens alegando ser de Deus, quando na realidade são apenas falsas doutrinas. Precisamos estar em alerta para não sermos enganados.

 

Efésios 4:14: Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

 

2 Pedro 1:20-21: Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

O verdadeiro atalaia deve anunciar para as pessoas que a vontade de Deus é que ninguém se perca, que todos se salvem e conheçam a verdade.

 

1 Timóteo 2:4: Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

 

No entanto, nem todos conhecem a verdade. Por isso, o atalaia também deve convencer as pessoas que o salário do pecado é a morte e a vida eterna é alcançada quando aceitamos verdadeiramente a Jesus.

 

Romanos 6:23: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

 

Que não sejamos ignorantes e soberbos por falar o que vem de nós. Que nossa boca seja eco da voz de Deus. Sejamos como Ezequiel que dizia: Veio a mim a voz do Senhor.

 

A VISÃO DO ATALAIA É PRIVILEGIADA

 

Por estar em uma localização mais elevada, o atalaia apresenta uma visão que lhe permite observar mais do que os que estão embaixo. Como atalaias do senhor que é torre forte, devemos estar com nossas visões nas alturas. Sua visão está nas alturas? Com Deus temos uma visão mais plena e celestial.

 

Efésios 2:6: E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

O ATALAIA DEVE ESTAR SEMPRE VIGILANTE

 

As vezes reclamamos que temos uma vida difícil, mas saiba que Deus nunca nos desamparou e ainda nos exorta para ficarmos sempre de pé, vigilantes e com esperança de que um dia teremos nossa salvação.

 

Se estivermos em situações difíceis, sem forças para lutar ou até mesmo estar na posição de atalaia, temos que lembrar de que Ele nos dará vigor, temos que esperar nele para voltarmos a ter a visão das alturas.

 

Isaías 40:29-31: Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão
.

 

Quando estamos na posição de atalaias conseguimos ouvir o que Deus nos fala. Sendo assim, meu irmão e minha irmã, deixa Deus te usar como atalaia.

 

Esse estado de vigilância do atalaia deve incluir até a sua boca que deve estar sempre pronta para dar um recado rápido e necessário que pode salvar vidas. Se o atalaia não tocar sua trombeta, que no caso é nossa voz, na hora certa, o inimigo poderá tomar a vida de alguém e isso já pode ser tarde.

 

 

A CULPA DO ATALAIA

 

A função do atalaia é avisar sobre o perigo, para as pessoas se protegerem. Se elas não forem avisadas, não terão como se guardarem do mal. Em algumas situações, por negligência acabamos não fazendo direito nossa função de missionários atalaias, isto é, não avisamos para os nossos vizinhos, amigos e parentes que o pecado nos conduz a perdição.

 

Nesses casos o atalaia é culpado da eventual morte de um desavisado. Contudo, se a trombeta é tocada e as pessoas não se protegem do mal e acabam perecendo, o atalaia está livre de qualquer responsabilidade.

 

Se não fizermos nossa parte como atalaias o Senhor pode nos cobrar o sangue das pessoas que precisaram ouvir de nós uma mensagem de salvação, mas não o fizemos. Que nos tornemos verdadeiros instrumentos nas mãos do Senhor para proclamar sua verdade e dar os seus recados. Só não podemos esquecer que não somos nós quem convencemos, mas o Senhor.

Zacarias 4:6: E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.

João 16:8: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

É verdade que muitas pessoas não dão crédito a mensagem que os atalaias do Senhor anunciam, principalmente porque não a entendem.

 

1 Coríntios 2:14: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

CONCLUSÃO

Neste estudo sobre a missão do atalaia compreendemos que nós cristão devemos sempre estar na posição de sentinelas, de vigilantes, principalmente porque o diabo não descansa em sua missão de matar, roubar e destruir. Que possamos também entender que a missão atalaia está totalmente relacionada a atribuição que Jesus nos deu, que é a de pregar o evangelho a todas as pessoas de todos os lugares.

 

Se você quer ter acesso a estudos como este relacionado a missão atalaia, visite nosso site clicando aqui.

 

Espero que este estudo tenha sido de grande valia para sua vida espiritual. Que Deus te abençoe!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *